Radiação (Edição1)

Radiação (Edição1) 

 

 

Nota de Imprensa

Radiação (Edição 1)

5 a 10 de Dezembro de 2011, entre as 08h40 e as 18h40

Na: RUA FM em 102.7 FM;   http://www.rua.pt

Download ficheiros de som:  http://soundcloud.com

Download PDF do CD

Envoltos no quotidiano de uma cada vez mais ampla gama de sons, até que ponto escutamos a multifacetada paisagem sonora em que vivemos?

 

Ao minuto quarenta de cada hora, entre as 08h40 e as 18h40, de 5 a 10 de Dezembro, será possível ouvir diariamente obras sonoras de: Ana André, Ana Borralho & João Galante, Ângelo Encarnação, Carlos Norton, DJ Franganito, Jorge Rocha, Luís Ene, Maria José Oliveira, Mauro Amaral, Miguel Murta & Daniel Almeida, Pedro Leote Mendes, Vasco Vidigal e, Viviane & Tó Viegas.

É a segunda edição de Radiação — após a edição experimental realizada em 2010 Radiação (edição 0) —, um evento de Arte Rádio da iniciativa da Artadentro, em estreita colaboração com a Rádio Universitária do Algarve – RUA FM 102.0

Radiação (edição 1), consistirá na difusão em FM e via WWW, de obras sonoras não musicais, numa actuação artística sobre o medium radiofónico transformando-o e/ou usando as suas características particulares, questionando-o e ao mundo envolvente — rádio produzida por artistas; composta por objectos sonoros experienciados no espaço rádio, em que a qualidade sonora das obras é secundarizada em relação à originalidade conceptual. A Arte Rádio acontece no local onde os objectos sonoros são ouvidos em combinação com o som ambiente, impossibilitando ao autor o controle da experiência da fruição da obra — cada ouvinte experiencia a sua própria versão de uma obra.

A Arte Rádio, pode ser tida como uma forma de sound art, embora puramente sonora e não integrando obras musicais. Muitos preferem-na como uma forma artística por si só,  que usa as idiossincrasias da rádio: a ligação ao ouvinte; o seu carácter efémero; o constrangimento temporal e espacial; tirando partido da cooperação entre estações de rádio; e, sobretudo, actuando sobre o uso estabelecido da rádio. 

A Arte Rádio investiga a natureza da linguagem — discurso como cultura ­—, e o som como linguagem num mundo predominantemente visual: em obras textuais e não textuais, abordando a rádio como um espaço a construir sonora e linguisticamente ou como uma arena ou palco de eventos, um local de encontro e de reunião, usando a paisagem mediática como a própria narrativa, ou o próprio corpo como fonte, reunindo sons do mundo e construindo novas geografias… 

Artadentro,
Vasco Vidigal

Esta edição conta com o apoio à divulgação: Postal do Algarve

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Postal do Algarve

Semanário Regional do Algarve

RUA FM

Mecanex Contabilidade e Fiscalidade