P & B | Soraya Vasconcelos

P & B | Soraya Vasconcelos

Nota de Imprensa

P & B

De 30 de Junho a 28 de Julho de 2012

A Artadentro, em co-produção com o CIAC– Centro de Investigação em Artes e Comunicação e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, acolhe a exposição “P & B” de Soraya Vasconcelos, realizada no âmbito do projecto de doutoramento que actualmente desenvolve na Universidade do Algarve. As obras que Soraya Vasconcelos nos propõe desta vez, prosseguem a exploração da relação entre a fotografia, desenvolvida desde meados do séc. XIX (fixando a imagem “automaticamente” por meios químicos) até à actual produção digital de imagens, e a pintura, disciplina que remonta a centenas de séculos mas que se mantém essencialmente dependente da execução manual. Efectivamente, ambos os médiuns, embora com características próprias, partilham a mesma capacidade e prosseguem os mesmos fins; fixar a imagem da realidade objectiva ou a do mundo interior do autor. Assim, não é de estranhar que, pela Arte Moderna e Contemporânea, ambas tenham “colaborado” frequentemente na realização de obras artísticas, embora geralmente com estatuto desigual.

Na abordagem mais equitativa que Soraya Vasconcelos apresenta na Artadentro, como se vem verificando na sua produção recente, a pintura não deixa de ser fotografia manualmente fixada, como noutras ocasiões, a fotografia foi pintura ou escultura fixadas química ou digitalmente.

Soraya Vasconcelos (Paris, 1977), em 2002 conclui a Licenciatura em Pintura pela FBAUL e conclui o Curso Técnico de Fotografia Comercial na ETIC; em 2002/03, faz a Pós-graduação na Universidade Autónoma de Barcelona, em Tecnologia Digital na Prática de Fotografia; em 2005 participa na 1ª edição do Curso de Fotografia do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística; em 2007 participa no Programa Rede de Residências: Arte, Ciência e Tecnologia (DGArtes/Ciência Viva), acolhida pelo INEB (Instituto Nacional de Engenharia Biomédica), no Porto. Actualmente é bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e é doutoranda na Universidade do Algarve. Expõe a sua obra desde 1994, individual e colectivamente, sendo de realçar mostras individuais na Galeria Parthenon, na Sopro e na Artadentro (“Massa Damnata” em 2006).

Artadentro,
Vasco Vidigal

Co-produção:
CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
http://www.ciac.pt
http://www.fct.pt/

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Postal do Algarve

Semanário Regional do Algarve

RUA FM

Mecanex Contabilidade e Fiscalidade