Promised Land | Ângelo Encarnação

Promised Land | Ângelo Encarnação

Nota de Imprensa

Promised Land

De 5 de Abril a 17 de Maio de 2008

 

Ângelo Encarnação (Tavira, 1976), terminou em 2000 o Plano de Estudos Completo do Ar.Co., em Lisboa, onde estudou pintura e gravura e actualmente é professor. Em 2003, estudou gravura na Galeria/Cooperativa Diferença em Lisboa. Vive e trabalha em Lisboa.

Expõe a sua obra desde 1999, tendo participado em exposições individuais e colectivas. Foi bolseiro do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Carmona e Costa. A sua obra integra várias colecções privadas. Apresenta-se pela segunda vez na Artadentro, com uma série inédita de trabalhos a pastel de óleo, guache e acrílico sobre papel.

 

Ângelo Encarnação, com poucas excepções, sempre desenvolveu o seu trabalho em volta do tema da Paisagem, utilizando este género tradicional como laboratório para as suas pesquisas. De facto, desde o início, a paisagem simplificada — três planos sobrepostos e a quase completa ausência de objectos naturais —, proporcionam-lhe um campo onde a cor, a luz e o gesto se podem manifestar com poucos constrangimentos.

Após uma breve incursão pela chamada “paleta reduzida”, onde o claro/escuro dominava — e que deu lugar à exposição “Light & Fire”, apresentada em 2004 na Artadentro e, em 2005, à participação na colectiva “Tractor” —, estes trabalhos assinalam o retorno do artista à sua “Promised Land”. Com eles retoma, mais experiente e confiante, a linguagem das suas obras iniciais e, por isso, a expressão que dá título à mostra — veiculando a ideia de um destino predeterminado pelos “deuses”, de fim de exílio e regresso à pátria amada — é aqui particularmente feliz. Tanto mais que as paisagens inventadas, com os seus campos de cores vivas e contrastantes, podem invocar a imagem do Éden — como algumas das primeiras representações pré-Renascentistas da natureza. No entanto, este paraíso é o lugar da utopia particular do autor, a sua pátria e a sua felicidade.

 

Artadentro,

Vasco Vidigal

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Câmara Municipal de Faro

Museu Municipal de Faro

365 Algarve

Mecanex Contabilidade e Fiscalidade

Stills Fotografia

OrizonArt Studios - Design Gráfico e Web Design

Postal do Algarve

Semanário Regional do Algarve

RUA FM