Around | Ana André & Vasco Vidigal

Around | Ana André & Vasco Vidigal

Nota de Imprensa

Around

De 28 de Setembro a 13 de Outubro de 2007

 

Ana André (Faro, 1969), frequentou arquitectura na Universidade Lusíada, entre 1989 e 1991, data em que iniciou os estudos em pintura no Ar.Co. em Lisboa; aí concluiu o Plano de Estudos Completo em 1997. Participa em diversas exposições individuais e colectivas e em 2003 regressa a Faro, onde actualmente vive e trabalha.

Vasco Vidigal (Lisboa, 1958), frequentou o Curso de Iniciação às Artes Plásticas na Sociedade Nacional de Belas Artes (1988/89) e realizou o Plano de Estudos Completo do Ar.Co. em Lisboa, entre 1990 e 1997. Vive e trabalha em Faro e em Lisboa.

Desde de 2003, Ana André e Vasco Vidigal, desenvolvem o projecto de dinamização cultural — Artadentro, na cidade Faro, no âmbito do qual foram já realizadas cerca de 30 exposições individuais e colectivas exibindo obras de artistas portugueses e estrangeiros.

As obras que integram esta exposição intitulada “Around”, são a continuação de uma pesquisa pessoal. Estas obras, fruto de projectos de trabalho distintos, têm em comum o facto de neste momento apresentarem o carácter de um “work in progress”, que se vai desenvolvendo “à volta” de assuntos anteriormente abordados.

As obras de Ana André em exposição exploram a confluência de duas linhas de trabalho: a primeira deriva de um corpo de trabalho constituído essencialmente por pinturas a óleo s/tela, construídas pela acumulação de representações de objectos até ao total preenchimento da superfície e à obtenção da densidade desejada; a segunda, derivada de um conjunto de obras s/papel, apresentadas em “Starting Point”, realizadas a partir de fragmentos de paisagens, aproveitando imagens de variadas origens (revistas, fotografias, etc), em que imaginação, a memória e a pura invenção, jogam um papel determinante.

Vasco Vidigal prossegue a pesquisa iniciada com a exposição “Beat Around the Bush” — expressão idiomática que circunscreve literalmente o tema a tratar e que descreve a demora, numa conversa, até à abordagem directa de um dado assunto. Este projecto que inclui obras de pintura e de desenho, procura tirar partido de uma ideia de arte como criadora de novos pontos de vista sobre o mundo, bem como de uma dimensão introspectiva associada à prática destas expressões plásticas. Partindo de um aspecto ou pormenor de uma imagem já dada, alterarando quer o referente, quer a técnica a usar em cada nova obra, este acaba por ser explorado intuitivamente, numa inteira disponibilidade ao inesperado. Trata-se de uma abordagem em que, após a partida, não se sabe onde se vai chegar, ou se se chega — nesta perspectiva, sublinha-se o fazer do seu caminho.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Câmara Municipal de Faro

Museu Municipal de Faro

365 Algarve

Mecanex Contabilidade e Fiscalidade

Stills Fotografia

OrizonArt Studios - Design Gráfico e Web Design

Postal do Algarve

Semanário Regional do Algarve

RUA FM