Incito | Ana André, Manuel Rodrigues, Teresa Ramos e Vasco Vidigal

Incito | Ana André, Manuel Rodrigues, Teresa Ramos e Vasco Vidigal

Nota de Imprensa

Incito

De 31 de Julho a 29 de Agosto de 2009

Incito [instigar, estimular, excitar, provocar, desafiar, impelir a, etc., do verbo incitar – do Lat. Incitare], dá o título a uma proposta artística que aborda a conjuntura em que se desenvolve a actividade cultural — temática recorrente na História da Arte —, especificamente no Concelho de Faro, aqui tomado como privilegiado campo de investigação e intervenção.

Enquanto work in progress, Incito está aberto à participação dos que se preocupam com o tema — “gente de cultura” ou simples cidadãos, que queiram contribuir com a sua crítica, documentos, obras ou qualquer outro material considerado pertinente. Trata-se de um projecto que (dada a complexidade e riqueza do tema) assume a forma de campanha multimédia, usando todas as possibilidades à disposição da criação plástica contemporânea, pensada no sentido de promover a discussão pública sobre os constrangimentos que afectam a produção cultural farense e algarvia, apontando problemas e defendendo activamente vias apropriadas à sua solução. Neste âmbito, serão apresentadas obras que propõem à discussão pública as diversas facetas desta ‘problemática’; outras, de carácter documental, são constituídas por todo o material previamente recolhido e pelo que tenha surgido como consequência das acções desenvolvidas.

Esta exposição, um projecto Artadentro, com a participação de Ana André (Faro, 1969), Manuel Rodrigues (Lisboa, 1959), Teresa Ramos (Tavira, 1953) e Vasco Vidigal (Lisboa, 1958), vem agora mostrar publicamente, algum do material criado/recolhido/produzido desde o início de Incito (Maio de 2008), sendo certo que o assunto se encontra perto de não estar nada esgotado.

Artadentro,
Vasco Vidigal & restantes

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone