Pintura | Juliano Teixeira Gomes

Pintura | Juliano Teixeira Gomes

 

Nota de Imprensa

Exposição de Pintura

De 29 de Novembro a 24 de Dezembro de 2003

 

Juliano Teixeira Gomes nasce em 1968, na cidade de Luanda em Angola. Frequenta o Ar.Co entre 1997 e 2001, onde estuda pintura com João Queiroz e Miguel Branco. Após ter terminado o plano de estudos completo desta escola, vai para Roterdão onde permanece e trabalha durante dois anos. Em 2003 regressa a Portugal, onde a nosso convite, prepara esta sua primeira exposição individual.

Para Juliano Gomes a imagem – qualquer imagem, é apenas o ponto de partida onde “…projecto a possibilidade de uma pintura”. Essas imagens não hierarquizadas, por vezes retiradas da televisão ou de uma revista, ou de outro lado qualquer, podem ser uma paisagem ou um animal, ou uma planta, ou outra coisa qualquer, adoptadas apenas segundo a sensibilidade do pintor, funcionam como “mote” para o acto de pintar. Depois, é a pintura originada por essa primeira imagem que passa a constituir o modelo das seguintes, até à obtenção daquilo que o artista refere como um objecto resistente .

A sua pintura, a óleo sobre tela, procura deliberadamente acentuar a bidimensionalidade da superfície cuidadosamente trabalhada, realçando a pintura em detrimento da imagem que, no entanto, está sempre presente.

ARTADENTRO,

Vasco Vidigal

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Postal do Algarve

Semanário Regional do Algarve

RUA FM

Mecanex Contabilidade e Fiscalidade