Cycle | Maria Soilen Jahr

Cycle | Maria Soilen Jahr

Nota de Imprensa

Cycle

De 26 de Setembro a 31 de Outubro de 2008

 

Maria Søilen Jahr (Oslo, 1982), estudou Artes Visuais na Lørenskog e no Det Tverrfaglige Kunstinstitutt, em Oslo, Noruega, entre 1998 e 2004. Continuou os seus estudos na University College for the Creative Arts, Canterbury, Inglaterra, entre 2004 e 2006. Vive e trabalha em Oslo. Expõe a sua obra regularmente desde 1999, participando em exposições colectivas e individuais, sobretudo na Noruega, mas também nos Estados Unidos. Membro de várias sociedades artísticas, a sua obra integra colecções públicas e privadas.

A participação desta artista no nosso programa de exposições em 2008, com a exposição “Cycle”, acontece no âmbito do acordo de intercâmbio estabelecido entre a Artadentro e o Det Tverrfaglige Kunstinstitutt / DTK prosjektgalleri de Oslo, que na mesma altura, acolhe a obra de Ângelo Encarnação (Tavira, 1976).

Os desenhos e esculturas que Søilen Jahr apresenta na Artadentro, investigam conceitos de “natureza” e “cultura” através da exploração do “mundo” animal/humano e vegetal. A evolução da investigação científica, nomeadamente em Biologia e Genética, com os consequentes avanços da tecnologia nestas áreas, alterando a forma como compreendemos e nos relacionamos com a natureza, motivam o interesse da autora pela manipulação e utilização dos processos naturais de reprodução, alimentação e auto-preservação.

 

Ao isolar e combinar representações de orgãos animais e/ou vegetais, frequentemente racionalizados como “peças” essenciais de “mecanismos” complexos, Søilen Jahr potencia a relação sensível do espectador com a obra, quer pela alteração de escala, quer pelo uso de formas indutoras de emoções opostas. Assim, propõe uma obra que aponta o inevitável advento de um novo mundo de seres híbridos — cada vez menos do domínio da ficção —, estranho e imprevisível.

 

Artadentro,

Vasco Vidigal

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone