Resort | Pedro Valdez Cardoso

Resort | Pedro Valdez Cardoso

Nota de Imprensa

Resort

De 30 de Maio a 18 de Julho de 2009

Pedro Valdez Cardoso (Lisboa, 1974), licenciou-se em Realização Plástica do Espectáculo pela Escola Superior de Teatro e Cinema e realizou o Curso Avançado de Artes Visuais, na Maumaus em Lisboa. Expõe a sua obra desde 2001, em mostras individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro, tendo obtido o 1ª lugar do V Prémio de Escultura City Desk e o 3º. na X Mostra Internacional Union Fenosa. A sua obra integra já diversas colecções — como a da Fundação D. Luís I, da Fundação PLMJ, da  Fundação Carmona e Costa, da CML/ Museu da Cidade e a do  Museo de Arte Contemporaneo Union Fenosa.

Para a primeira mostra a realizar no Algarve, Pedro Valdez Cardoso, apresentará na Artadentro o projecto “Resort” (termo que, em geral, designa uma “estação turística ou hotel; um lugar usado para relaxamento ou recreação, situado fora do centro urbano com áreas não edificadas de terreno, voltados especialmente para atividades de lazer, e entretenimento do hóspede”), contribuindo para uma pertinente reflexão sobre a típica realidade regional.

O seu trabalho, desenvolvido em torno da problemática da construção da identidade, procura suscitar uma reflexão sobre a existência contemporânea. Partindo de clássicos da história da arte e/ou de estereótipos escultóricos, numa espécie de exercício arqueológico em que o sentido original e as suas reverberações no presente são actualizadas, Valdez Cardoso aborda conceitos como visibilidade/invisibilidade, efemeridade/perenidade, ou memória/ esquecimento.

Para a realização das suas obras, o autor recorre a uma grande variedade de objectos de múltiplas proveniências que, depois de seleccionados de acordo com a sua potêncial carga simbólica, são reunidos numa obra escultórica unificada pelo revestimento com materiais industriais de fácil acesso, o que concorre para a ‘actualização’ da referência histórica.

Deste modo, Valdez Cardoso, interpela o espectador, deslocando-o de um universo tradicional e levando-o  a questionar-se sobre si próprio — a sua identidade —, e o seu posicionamento no mundo.

Artadentro,
Vasco Vidigal

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Postal do Algarve

Semanário Regional do Algarve

RUA FM

Mecanex Contabilidade e Fiscalidade