A Interminável Tarefa Taxonómica | João Paulo Serafim

fotografia de João Paulo Serafim

6 ABR. – 30 MAI. 2021
Museu Municipal de Faro
Praça Dom Afonso III 14, 8000-149 Faro
Horário: 3ª. a 6ª das 10h00 às 18h00 / Sáb. e Dom. das 10h30 às 17h00.
(última entrada 30 minutos antes de encerrar)
Encerra 2ªs e feriados

Após mais um período de confinamento, a parceria Artadentro/Museu Municipal de Faro, retoma o ciclo de arte contemporânea Eklektikós, com a apresentação da exposição de fotografia A Interminável Tarefa Taxonómica de João Paulo Serafim.

Nesta mostra, que articula fotografias realizadas entre 2009 e o presente, incluindo obras recentes e inéditas, João Paulo Serafim apropria-se voluntariamente de uma designação normalmente associada à classificação biológica, para aludir às práticas museológicas de catalogação e organização desde o primordial cabinet de curiosités— colecções que surgem no séc.XIV, onde se recolhiam objectos heterogéneos e inéditos agrupados em quatro categorias: artificialia ou mirabilia, naturalia, exotica e scientifica—, propondo uma reflexão em sentido lato, sobre a função do museu contemporâneo.

Nesta exposição, João Paulo Serafim, dá-nos a ver parte de um percurso artístico particular, em que se propõe uma leitura contemporânea de realidades distópicas com as quais nos confrontamos no quotidiano.

Sobre o artista:

João Paulo Serafim (Paris, 1974), vive e trabalha em Lisboa. Fez a sua formação artística no Ar.Co., em Lisboa, onde é professor de fotografia desde 1998. Expõe regularmente desde 1998. Em 2006, recebe o prémio Purificacíon Garcia. A sua obra integra importantes colecções públicas e privadas como a Colecção do Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, Colecção BES-ART, Colecção Fundação PLMJ ou a Colecção Purificacíon Garcia, Espanha, entre outras.

https://joaopauloserafim.com