Pintura | Silvia Cavelti
pintura
De 15 de Janeiro a 26 de Fevereiro de 2005
Silvia Cavelti nasce em Zurique, Suiça, em 1942. Desde 1989 vive e trabalha no Algarve. Forma-se pela Escola Superior de Design de Zurique, que frequenta entre 1958 e 1962, prosseguindo os seus estudos nesta área. Viaja pela Europa e E.U.A. e, a partir de 1963, desenvolve a sua actividade profissional em Itália e na Suiça, trabalhando para a Globos e outras grandes empresas. Em 1972 torna-se a principal responsável pelo desenvolvimento e coordenação da gama de produtos da cadeia de lojas ABM.
Pinta com talento e competência desde os tempos de estudante mas apenas agora se decide, pela primeira vez, a mostrar individualmente a sua obra.
É em Zurique, enquanto estudante, que Silvia Cavelti sofre a influência do trabalho desenvolvido na Bauhaus através de Johannes Itten (refugiado na Suiça após o encerramento da escola pelo regime Nazi de Hitler), de quem foi aluna durante dois anos. É também nesta cidade que contacta com as ideias de Theo van Doesburg expressas no manifesto constante no único número da sua revista Art Concret (Paris,1930), disseminadas na Suiça pelos rivais Max Bill e Paul Lohse, ex-alunos da Bauhaus.
Numa técnica clara, exacta e não expressiva, embora amenizada por uma certa poesia, a pintura que Silvia Cavelti nos mostra, abstrata e concreta, é construída a partir de elementos puramente plásticos que não significam mais que eles próprios.
ARTADENTRO
Vasco Vidigal