Em Andamento | Ana André e Teresa Ramos

Em Andamento | Ana André e Teresa Ramos

Ana André, óleo sobre papel, 2006
Teresa Ramos, porcelana, exposta na Artadentro
Teresa Ramos, porcelana, exposta na Artadentro
Ana André, pintura a óleo sobre tela, 2006
Teresa Ramos, porcelana, exposta na Artadentro
Ana André, desenho grafite sobre papel, 2006
Ana André, desenho ponta de prata sobre papel, 2006
Teresa Ramos, porcelana, exposta na Artadentro

Projecto

Desde Setembro de 2003 até agora, passaram dois anos de intensa actividade, em que a ARTADENTRO realizou 17 exposições no âmbito do projecto ARTADENTRO — Galeria de Arte Contemporânea, trazendo artistas que nunca antes haviam sido exibidos no Algarve. Durante este período, organizou ou co-produziu outras três em espaços exteriores: A Duas Agulhas, de Joana Vasconcelos, na Galeria Municipal TREM, em Faro, e ainda as colectivas Bouzean ,de Tiago Marrecas, Rui Moreira e Pedro Paixão, e Tractor, que integraram a programação de Faro, Capital Nacional da Cultura 2005, realizadas nesta cidade na Antiga Fábrica da Cerveja.

Tendo em atenção os objectivos que orientaram desde o início o nosso esforço, e fazendo um balanço do desempenho, constatamos com muito agrado o impacto positivo da programação apresentada segundo o formato tradicional. Assim, tendo em vista alargar o espaço de intervenção do projecto e tomando em consideração a ainda incipiente produção local, decidiu a ARTADENTRO procurar contribuir, paralelamente, para a criação contemporânea dos artistas da região.

Deste modo, para 2006 o projecto ARTADENTRO procurará acentuar a vertente experimental, reservando parte do seu calendário para projectos em que o público terá acesso directo à própria fase de produção — dimensão da criação artística por norma exclusiva dos autores e de alguns privilegiados. Nestes casos, a ARTADENTRO, mais que um local de exibição de obras acabadas, assumir-se-á também como um espaço de trabalho onde um ou vários artistas realizam as suas obras. Será então possível ao público visitar a ‘oficina’, dialogando com o(s) artista(s) e contactando com as obras ‘em andamento’, observando periodicamente as alterações ocorridas durante a sua produção, de forma a aceder a uma compreensão mais profunda da mesma e dos processos nela implicados.

Faro, Fevereiro 2006